Protecção de utilizadores em canais

Os founders e operadores dos canais da PTnet devem ter em atenção a protecção dos seus utilizadores, nomeadamente de direitos subjectivos fundamentais como são o direito ao bom-nome, à integridade moral, ao lazer, e a outros direitos de personalidade muitas vezes violados por determinados utilizadores.

Esta notícia cumpre inclusivamente garantir que os princípios e fins da PTnet são respeitados, e a cedência de um espaço virtual de convergência de pessoas, culturas, conhecimentos e opiniões, de fumento do lazer e do bem-estar é um deles.

É portanto um direito mas principalmente um DEVER dos founders e operadores de canais tomar medidas para que esses princípios e objectivos se cumpram. Referindo-nos especialmente à vaga de ataques pessoais e a canais operados pelos marginais lames intitulados mafia team, recomenda o PThelp:

1. Torne o seu canal aberto apenas a nicks registados: /chanserv identify #canal password e /chanserv set #canal secure on

2. Torne o seu canal aberto apenas a nicks confirmados: /chanserv set #canal confirmednicks on

3. Evite que possam ganhar estatuto de Operador de forma simples: /chanserv set #canal secureops on

4. Bana as ranges de ip's da fornecedora de internet vodafone, utilizada pelos tais utilizadores para mudarem rapidamente de IP e voltarem a entrar na rede e no canal:


/mode #canal +b *!*@77.54.*
/mode #canal +b *!*@93.108.*
/mode #canal +b *!*@87.103.*
/mode #canal +b *!*@178.166.*

5. Caso esses utilizadores acedam via webchat à rede, e tiverem hosts: ircip2.mibbit.com, ircip1.mibbit.com, ircip3.mibbit.com, bana antes a IDENTD: nick!identd@host:

exemplo!5998c42a@ircip2.mibbit.com

/mode #canal +b *!5998c42a@*

6. Se não conseguir banir eficazmente os utilizadores, modere o seu canal para poderem escrever apenas operadores e voices: /mode #canal +m.