Anti-Spyware

Uma pesquisa divulgada pela empresa Blue Coat revelou que 72% dos softwares que prometem apagar spywares (programas que espionam o usuário e capturam dados pessoais secretamente) não conseguem cumprir o seu papel.

O universo de pesquisa envolveu 339 profissionais de tecnologia, que utilizavam programas da Computer Associates (PestPatrol), Kaspersky, Lavasoft (Ad-Aware), McAfee, Microsoft, Spybot, Symantec ou Webroot.

A grande maioria dos participantes (84%) reportou que os problemas de spyware nas empresas na qual trabalham continua o mesmo ou chegaram até a aumentar no período de três meses.

"Não importa a qualidade do software utilizado, pois há sempre uma janela de dez horas entre a detecção inicial de uma praga pela empresa de segurança e a criação de uma vacina efetiva para o cliente", afirmou Paul Wood, analista chefe da empresa de protecção de e-mails MessageLabs.

O analista aponta ainda que a diferença entre os aplicativos de protecção está na maneira com que encaram os programas espiões. "A sua segurança depende fundamentalmente de como o seu anti-spyware identifica algo como spyware", finalizou Wood.

A Blue Coat reuniu 339 profissionais para responder à pesquisa, sendo que 39% trabalham em organizações com 500 usuários ou menos, 44% em empresas com 501 a dez mil funcionários e 17% em companhias com mais de dez mil usuários.

Abaixo pode encontrar alguns utilitários para remover Spyware do seu computador:

Ad-aware SE Personal Edition (Grátis)
Descrição: AntiSpyware gratuito e bastante eficiente. Possui actualizações automáticas e procura por spyware em todo o disco rígido, inclusive no registo do Windows.
Download | Site

SpyBot Search & Destroy (Grátis)
Descrição: Mais um antispyware grátis e eficiente. Possui idioma Português e actualizações automáticas bem como outras funcionalidades interessantes.
Download | Site

Alguma dúvida dirija-se ao canal #virushelp na PTnet.